VISÕES DE TAIWAN – Ko Wen-je e sua Revolução

Colonização faz bem? O prefeito de Taipei é quem diz…

Ko Wen-je

Embora possa parecer absurda, a pergunta foi suscitada pelo atual prefeito de Taipei (capital de Taiwan), o sr. Ko Wen-je. Ele disse:

Para as quatro regiões que falam chinês – Taiwan, Cingapura, Hong Kong e a China Continental – quanto maior o tempo de colonização, tanto mais avançado o local se tornou. É um tanto quanto embaraçoso. Cingapura é melhor do que Hong Kong. Hong Kong é melhor do que Taiwan. Taiwan é melhor do que a China Continental. Eu estou falando em termos de cultura. Eu já estive no Vietnã e na China Continental. Apesar da aparente pobreza vietnamita, eles sempre param no farol vermelho e prosseguem no verde. Apesar do PIB da China Continental ser maior do que o do Vietnã, se você me perguntar sobre cultura, a do Vietnamita é superior” (tradução livre do conteúdo deste link – matéria original)

Primeiramente, precisamos entender quem é o sr. Ko Wen-je. Ele é um cirurgião geral, prestigiado, que conseguiu atingir o posto de prefeito sem uma filiação à grandes partidos políticos. Uma aberração para o Ocidente, mas que atinge em cheio a questão eleitoral e a importância dos partidos, influenciados pela China Continental. Ele foi livre para concorrer e foi eleito com uma agenda progressista, mas heterodoxa. Derrotou o partido Kuomintang (KMT), de postura mais amigável à China, e cujo primeiro-ministro renunciou após a vitória de Ko Wen-je e de outro partidário em Taichung (outro importante reduto econômico da ilha).

Já em seu início de mandato, enfrentou a poderosa corporação Hon Hai, detentora de enorme fortuna e influência (é ela que produz os componentes Apple por exemplo). Com denúncias diversas de corrupção, instaurou comitês independentes para investigar e, pasmem, vai de metrô para o trabalho. Esse último fato, particularmente, gerou escândalo na China, onde toda pompa é destinada aos membros do Partido. A população continental se dividiu, alguns com admiração à postura moderna do prefeito, outros considerando hipocrisia. Eu já tive a oportunidade de andar naquele metrô, e digo sem pestanejar, é impecável e digno de inveja para qualquer parte do mundo.

O fato é que Ko Wen-je trouxe algum respiro à ilha, melhorando sua auto-estima perante a sempre ameaçadora China Continental.

Voltando ao pronunciamento cultural, a mensagem do prefeito é dirigida a quem? Não ao Vietnã ou a Cingapura, mas sim à China Continental.

Ainda na entrevista concedida à Foreign Policy, ele disse sobre o atual estado de seu país:
“Neste momento, Taiwan é como um carro muito potente, mas sem volante”.

Ou seja, Taiwan possui um potencial enorme, pouco explorado e pouco direcionado. Ele é muito crítico às corporações e empresas, que ele diz dirigirem os rumos da ilha, asseverando que há uma ausência de democracia real (onde o poder deveria emanar da população). Quando às relações com China Continental, ele deseja “cooperação” e nunca reunificação. Ou seja, manter a independência política faz parte de sua agenda.

O que o prefeito faz é atender a todos os públicos. Internamente faz uma política dita de austeridade, favorecendo o poder público ao invés do privado, sem, no entanto, inflar a máquina pública, e manter os anseios independentes da ala mais conservadora de sua população. Logo, ele é o volante do potente carro que é Taiwan.

A questão cultural, somente por curiosidade, pode ser considerada de acordo com seu pronunciamento se olharmos para o conjunto frio dos números:

Cingapura – 140 anos
Hong Kong – 185 anos
Taiwan – 90 anos

No entanto o prefeito desconsiderou outros países ao redor, que ficaram por muito mais tempo sob colonização (Índia, Filipinas, Indonesia, etc) , mas ele tem o mérito de ter identificado a questão da língua chinesa.

O que você acha?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s